E é certo que os homens se convencem mais pela experiência do que pela teoria: cultura política e sociabilidade maçônica na mundo lusobrasileiro (1790-1822)

O objetivo do artigo é analisar a sociabilidade maçônica na América Portuguesa, especialmente na cidade do Rio de Janeiro, na virada do século XVIII para o século XIX. Procura-se identificar as representações criadas pela sociedade luso-brasileira em torno do pertencimento à maçonaria e compreender...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Mansur Barata, Alexandre
Format: Online
Language:por
Published: Editorial de la Sede del Pacífico de la Universidad de Costa Rica 2011
Online Access:https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/rehmlac/article/view/6583
Description
Summary:O objetivo do artigo é analisar a sociabilidade maçônica na América Portuguesa, especialmente na cidade do Rio de Janeiro, na virada do século XVIII para o século XIX. Procura-se identificar as representações criadas pela sociedade luso-brasileira em torno do pertencimento à maçonaria e compreender como a sociabilidade proporcionada pelas lojas maçônicas acabou por contribuir para a construção de uma cultura política marcada pela prática do debate, da crítica e da representação, fundamental para o entendimento do período anterior à Independência.